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Currículo

domingo, 18 de março de 2012

Instalação do Joomla! 2.5 no Slackware 13.37

Para o funcionamento do Joomla! é preciso ter o MySQL, o Apache e o PHP corretamente configurados.

Já tratei desses assuntos em outros post aqui mesmo no blog, então não duplicarei as explicações, mas indicarei os links quando e onde for necessário.

Preparação do ambiente

Configure o MySQL conforme os passos do post Configuração do MySql no Slackware.

Conecte-se ao MySQL
mysql -u usuario -p
Será solicitado que você digite a senha do usuário.

Crie o banco de dados para o joomla
create database joomla;
Crie o usuário para o joomla e conceda à ele as permissões necessárias sobre o banco
CREATE USER 'joomla'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha';
GRANT ALL PRIVILEGES ON joomla.* TO 'joomla' IDENTIFIED BY 'senha';
Execute os passos do post Configurar PHP e Apache no Slackware 13.37.

Instalação do Joomla!

Baixe o pacote de instalação "2.5.3 Full Package" no site http://www.joomla.org/download.html

Descompacte o arquivo na pasta /var/www/htdocs
unzip Joomla_2.5.3-Stable-Full_Package.zip -d /var/www/htdocs
Para proceder com a instalação, acesse o endereço http://localhost.
A instalação é bem simples, pois é realizada através de um wizard, onde tudo o que é preciso fazer é responder à "perguntas".

  • No Passo 1, é preciso selecionar o idioma utilizado na instalação.
  • O Passo 2 fará uma verificação do seu ambiente. Se tudo estiver OK, então é possível continuar com a configuração.
  • Os termos de utilização do Joomla! são exibidos no Passo 3. Para continuar, é preciso concordar com ele.
  • A configuração do banco de dados é realizado no Passo 4. Selecione a opção MySQL no campo Database Type. Informe também o usuário e senha criados para a instalação do Joomla!. As demais informações podem ser deixadas como estão.
  • Para ambientes de desenvolvimento e testes, é possível deixar as configurações de FTP de lado. Para isso, no Passo 5, deixa o campo Enable FTP Layer como No.
  • Um site será criado no Passo 6. Para isso o instalador solicitará algumas informações, como o nome do site, usuário e senha do administrador, além do email.
  • A instalação estará concluída no Passo 7, mas antes de poder acessar o site criado, é obritatória a remoção da pasta de instalação. Clique no botão Remove Installation Folder. Caso a remoção automática não funcione, basta remover a pasta instalation, em /var/www/htdocs.
rm -rf /var/www/htdocs/installation
Para acessar o site criado,  acesse http://localhost
O console de administração pode ser acessado através do endereço http://localhost/administrator


Espero que o post seja útil.


Até a próxima.



Referências: